O que é a otite?
A otite é uma inflamação da orelha. Ela pode acontecer na orelha externa, média e interna. Pode ter causa viral, bacteriana, alérgica, irritativa, traumática, entre outras.
Vamos falar neste post sobre as infecções de repetição da orelha média.
O que é a Orelha Média?
É a região que fica atrás do tímpano e compreende os ossinhos da audição ( martelo, bigorna e estribo) e a tuba auditiva. A tuba auditiva é uma comunicação que existe entre a orelha e o nariz e que é responsável, entre outras coisas, pela regulação da pressão e a drenagem da secreção da orelha média.
A otite media é uma doença comum na infância.
A otite média é a doença mais comum diagnosticado em consultórios médicos em crianças menores de 15 anos e a segunda doença infecciosa mais comum em pronto socorros pediátricos. Estima-se que 90% das crianças terão um episódio de otite média até os 5 anos.
A grande questão é quando esses episódios se tornam recorrentes. Crianças que tenha 3 episódios de otite em 6 meses ou 4 episódios em um ano são classificadas como portadoras de otite média recorrente e devem ser investigados sobre as possíveis causas.
Porque isso acontece?
Vários aspectos podem estar relacionados com o aparecimento desse quadro. São eles: infecções em outros sítios, alergias, refluxo gastroesofágico, uso de chupeta, aleitamento materno ( nesse caso como fator de proteção), imaturidade ou deficiência imunológica, fatores anatômicos como fenda palatina, entre outros.
Na maioria das vezes, essas infecções de repetição estão associadas a problemas da tuba auditiva. Uma crescimento exagerado da adenoide ,por exemplo, pode causar uma obstrução da tuba. Sequelas de uma infecção do nariz , ou a irritação provocada por um refluxo muito intenso também.
De forma mais rara, existem os tumores da orelha, sendo o mais comum o colesteatoma. Esse é um tumor de pele, benigno, mas que pode ser destrutivo localmente. Ele pode erodir os ossos da audição , da mastoíde , a membrana timpânica e em alguns casos mais avançados até criar um comunicação com o cérebro ao erodir os ossos do ouvido.
Quais os sintomas?
Apesar de não ser obrigatório, a otite média costuma aparecer após um resfriado ou uma infecção do nariz ou garganta. O sintoma mais comum é a dor de ouvido. Pode aparecer ainda febre, secreção vazando pelo ouvido, vermelhidão e inchaço na orelha, Crianças menores que não conseguem localizar os sintomas tendem a ficar irritadas, chorosas, a perder de apetite e em alguns casos ate apresentar náuseas e vômitos.
O que fazer ?
Diferente de uma infecção aguda única, as infecções de repetição devem ser avaliadas por um especialista. É importante uma investigação para a determinação da causa. Além de um exame físico cuidadoso, alguns exames complementares podem ser necessários. Os exames mais comuns a serem solicitados são: audiometria, impedanciometria, tomografia computadorizada e nasofibroscopia. Em casos mais raros, ressonância magnética, endoscopia digestiva, exames genéticos, etc...
Qual o tratamento?
Descoberta a causa, o tratamento depende de cada caso. Ele pode variar de um tratamento medicamentoso, ate casos cirúrgicos, como colocação de tubo de ventilação ou adenoidectomia. Casos raros de tumores como o colesteatoma também tem indicação de tratamento cirúrgico.
Fique atento !
Caso o seu filho apresente 3 ou mais infecções em cada 6 meses ou 4 ou mais infecções ao ano procure um especialista para uma avaliação.